Um Sábado de Açúcar e Afeto

Isso é mais do que um post de receita. É um texto sobre a experiência do meu primeiro biscoito confeitado!

Imagem

Tudo com amor fica mais gostoso. Por isso, chamei o maridão para aquele momento com açúcar e afeto. A aventura na cozinha é sempre mais legal a dois… e tem a máxima de que duas cabeças pensam melhor do que uma.  Pro biscoito maridão enfiou a  mão na massa enquanto eu colocava os ingredientes.  Já o glacê ficou por minha conta e risco.

Pra começar passei um bom tempo na internet procurando uma receita que não precisasse ficar na geladeira ou no freezer. A minha estava cheia de coisas e o freezer lotado de sorvete 😀 Eu precisava de alguma receita legal, simples e prática. Foi aí que eu achei a que eu usei. Mas não se anime, ela não deu certo. Quando coloquei tudo que pedia nela a danada estava molenga. Um creme. Acredito que a receita seja para fazedoras de biscoitos pró,  aquelas que já entendem do riscado. Não era o nosso caso.

–  Amor,  vamos colocar mais farinha e amido de milho até dar o ponto! – sugeri.

Maridão topou e fomos colocando um pouquinho mais de cada uma até dar o que a gente chamou de “ponto do acho que tá bom”. Achismo puro porque nem eu e nem ele sabíamos até então o que ia ser daquela biscoitada. Porque rende. Prepare-se. Rende pacas.

A receita original era: em um recipiente grande e com espaço pra meter a mão na massa coloque uma xícara de chá de amido de milho, duas de farinha de trigo, uma e um chorinho de açúcar, uma xícara e meia de margarina e meia de glucose de milho.

Agora, as xícaras saem de cena e entram as colheres:

Você vai colocar: duas colheres de chá de bicabornato de sódio, uma colher de chá de canela em pó/ ½ colher de chá de sal, uma colher de sopa de gengibre ralado ou mais. O gosto pega bastante.

Tudo colocado, hora de amassar, amassar, amassar até ficar no ponto de biscoito. Achou fácil? Eu também não. Por isso, a gente foi colocando mais farinha de trigo e mais amido de milho… Até a gente encontrar o ponto. Se é que a gente encontrou. Quando assou ficou bom!

Depois é só cortar com suas lindas forminhas, assar e enfeitar. Eu usei um glacê que não tinha na receita original. A receita era sem glacê, mas que graça tinha a brincadeira sem glacê? 😀

Imagem

Imagem

Imagem

Pro glacê eu usei a receita do site Tudo Gostoso

Comprei corante cor de rosa e vermelho. Mas acabei usando só o primeiro e uma gotinha só. Mesmo. É mega forte. Comprei os corantes na Chocolândia e como eu sofri pra encontrar o açúcar de confeiteiro. Porque eu só encontrava o tal do açúcar impalpável e acredite, embora idênticas elas não são a mesma pessoa, quer dizer, a mesma açúcar.

Biscoitos assados… Por falar em biscoitos assados,  a receita diz pra assar de 30 a 35 minutos. A primeira forma eu quase perdi e chamuscou a parte da baixo dos biscoitos. Com vinte e cinco minutos estava com cheiro de queimado. Então, fiquei de olho nelas e a média pra assar ficou entre 15, 18 minutos… Coloquei em forno 180, mas o meu 180 é meio 200. A Eletrolux me confunde. Não esqueça de untar as assadeiras com um pouco de margarina.

Imagem

 

Glacê pronto e colorido o maridão mais uma vez entrou em ação para desenhar os biscoitos. Afinal, ele é um ilustrador de mão cheia e era o momento Carlo’s Bakery da vida dele. Enquanto ele confeitava eu rezava pro glacê endurecer. Não tava com cara de que ia, mas endureceu. Ficou perfeito e docinho. Porque o biscoito não é muito doce não… Então com o glacê ficou “supimpa”.

Imagem

Imagem

Assados e confeitados!

Imagem

Imagem

Depois de frios eu coloquei nos potes. O maridão encheu o saco de fazer desenhos e então, os trinta finais eu peneirei com um pouco de açúcar de confeiteiro. Ficou bom também. E aqui estão eles na foto final, prontos para serem devorados. E foram, quase todos.

Imagem

Pra quem quiser se arriscar… Boa experiência.

3 comentários

    1. Pivoitos é mais divertido 😀 O meu sobrenome dá rima pobre…rs
      Pivoitos! Imagine Come Come pedindo: Pivooooitos, quero Pivooooitos…

  1. Amei! Fiquei doida pra fazer, mesmo! Penélope e Cleópatra vão amar ( são as minhas filhas e fiéis escudeiras na cozinha) e, aliás, faz um tempo que elas cobram isso de fazer biscoitos! Mas com glacê, é claro! No momento estou dengosa, de cama… Mas qdo levantar e não for dia de trabalho, faremos! Aí te conto! Um beijo

Deixe um comentário

