Férias

Da série o misterioso e incompreendido mundo do freela

– Então, tô saindo de férias.
– Férias do quê?

E minha mãe fazia quase a mesma pergunta, mas de outro jeito quando ela ligava no meio da tarde e eu dizia que estava trabalhando e não podia ficar muito de papo.

– Ué, mas você não tá em casa?

Ahãm. Eu tô em casa. Ahãm eu vou sair de férias. Ou será que por que sou freela não tenho direito a férias? Tenho sim e se existisse a Ilha da Fantasia me mandaria fácil pra lá e pediria pra ser rica, loira e tomar coca-cola o dia inteiro sem me preocupar com a barriga. De repente me imagino pedindo uma coca-cola bem geladinha pro Tatoo. E se não fosse abusar demais da coisa “pedido”, eu queria que a minha Net fosse realmente rápida, já que quando eu comprei o serviço eles juraram em contrato que iam me tirar da Sibéria. Ahãm…

E eu tô mesmo precisando tirar férias e como não tenho chefe (pra tirar férias dele) vou tirar férias de mim. E o que numa empresa é um direito adquirido, na vida de freela é uma sucessão de conquistas, do contrário sair de férias seria impossível.

Quando se é registrado a programação de suas férias é feita pela empresa, e eles até pagam por ela. Agora, quando se é freela a responsabilidade dessa programação é 100% nossa, bem como todas as despesas referentes aos dias “parados”. De repente me imagino em freeze tomando uma água de coco. Que louco!

E ao contrário do clima empresa, em que seu chefe já sabe das suas férias e tem tempo suficiente pra elaborar o luto, na vida de freela é preciso comunicar o momento férias com carinho e amor pra todos os chefes da vez. E atenção! Lembre-se de enfatizar que você vai, mas volta.

E prepare-se, quando se está há poucos passos das férias existe algum movimento misterioso (de algum espírito de porco astral) que aciona uma bela meia dúzia daqueles orçamentos que estavam pendurados. E eles começam a cair quase como bananas, em pencas sobre sua cabeça. É impressionante. Respire fundo, agradeça e diga não com jeitinho. Do contrário, adeus férias.

O momento gozar de férias não é um episódio simples na vida de um freela mas como em qualquer férias é delicioso. É   só se programar, tomar coragem,  juntar as conquistas, ter paciência consigo mesmo e um certo otimismo pra levantar âncora e lançar velas ao mar. Férias, ahhh que bom que és tão plural. Iupê!

5 comentários

  1. Marcela,
    pouso por aqui depois de seguir os fluxos do twitter.
    Foi uma surpresa boa.
    Eu também sou freela e me reconheci nas suas sacadas, muito bem retratadas, sobre os percalços desse modo de vida tão incompreendido.
    Por outro lado, abençoada seja a minha liberdade de escapar das jornadas integrais dentro de um escritório, incluindo reuniões estúpidas e o ir e vir no caótico trânsito paulistano.
    Curiosidade mórbida: você sabia que o Tatoo “realmente pirou”, e acabou se matando com um tiro de espingarda na boca? Ou seja, talvez a tal Ilha da Fantasia se esconda em algum lugar mais longe do que costumamos imaginar… não?

    Boas férias,
    Daniel Amadei

Deixe um comentário

